sábado, 17 de novembro de 2007

Arqueologia Bíblica - Parte I

Gênesis



Épico de Atrahasis e Gilgamesh

Século XVII a.C. na Mesopotâmia - onde a escrita foi inventada - Documento mais antigo referente ao dilúvio

Primeiras versões da criação do Homem criado do barro e história do Dilúvio. Com citações do Homem sendo criado da argila e saliva de deuses, só que ao invés do sopro, é usado o sangue do Touro sagrado para dar a vida ao Homem. Os homens desagradaram o deus Enlil que enviou o dilúvio. O humano que escapa desse destino é Atrahasis (Utnapishitin no épico de Gilgamesh) é o personagem que inspirou a criação do Noé Bíblico. No final dessas histórias ele envia aves para verificar se há terra firme, pousa sobre um monte e faz oferendas aos deuses no mesmo enredo posteriormente escrito na Bíblia.
-------------------------------------------------------------------

Êxodo e as Leis Sagradas



Código do Rei Hamurabi

Em 1780 a.C. na Mesopotâmia, Escrito antes da Bíblia, ele contém algumas semelhanças com o livro do Êxodo e Deuteronômio - Documento entre os mais antigos escrito em uma pedra onde aparece a lei do olho por olho, dente por dente. No topo, há a ilustração do deus Shamash entregando as leis a Hamurabi.



BÍBLIA :

Êxodo 21: 24 olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,(...)

CÓDIGO HAMURABI :

Se alguém arranca o olho a um outro, se lhe deverá arrancar o olho. Se alguém parte os dentes de um outro, de igual condição, deverá ter partidos os seus dentes.
-------------------------------------------------------------------

Estela de Merneptah

Filho de Hamsés II Dinastia XIX em 1224-1204 a.C. no Egito Assim como na Mesopotâmia o Egito era fortemente alfabetizado antes e após "Moisés" - Documento mais antigo com referência ao nome Israel após Moisés, porém sem nenhuma referência ao Êxodo.



"Os reis que venceram dizem : "Paz" Nenhum manterá sua cabeça entre nove nações oprimidas Tehenu está extinta A terra dos Hititas está pacificada Canaã saqueada por cada maldade. Despojada está Askalon, Gezer está dominada Yenoam foi feita uma coisa que não existe, Israel está desolada, sua geração não mais existe. A Palestina se tornou uma (indefesa) viúva do Egito Toda terra está unida, eles estão pacificados; Cada um dos revoltosos está atado ao Rei Merneptah.

-------------------------------------------------------------------

Período dos Reis Bíblicos


(Período entre a dominação do Império da Assíria e da Babilônia)



Estela Moabita(Estela de Mesha)

No período do Rei Jorão de Israel 851–842 a.C.(atual Jordânia) Indícios de alfabetização regional na Judéia - A referencia ao Deus Yahweh é a mais antiga já encontrada. Mesha no texto se diz vencedor e reverencia seu deus Chemosh oferecendo o que chamou de vassalos do deus Yahweh.



BÍBLIA :
II REIS 3, 26 Vendo o rei dos moabitas que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que arrancavam da espada, para romperem contra o rei de Edom; porém não puderam. 27 Então tomou a seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro, pelo que houve grande indignação em Israel; por isso retiraram-se dele, e voltaram para a sua terra.

ESTELA MOABITA :
1- " Eu sou Mesha, filho de Chemosh[-yatti], rei de Moabe, o dibonita.(...) 5- o rei de Israel, humilhou a Moabe durante muitos dias, pois Chemosh estava irritado contra seu povo; 6- e seu filho o sucedeu e também ele disse : “Eu humilharei a Moabe” Em meus dias falou desse modo, 7- porém eu triunfei sobre ele e sobre toda sua casa enquanto Israel perecia e para sempre. Omri tomou posse do país de Medeba, 8- e morou ali em seus dias e durante a metade dos dias de seu filho (Acabe) :quarenta anos, 9 porém Chemosh o restaurou em meus dias.(...)18-vassalos de Yahweh e os levei ante Chemosh.
-------------------------------------------------------------------

Estela de Dan

Refere-se também ao período do Rei Jorão em Israel 851–842 a.C. ao período do Obelisco Negro do Rei Salmanassar III da Assíria 859-824 a.C. - Norte da Judéia - Documento mais antigo com referencia a Casa de Davi - (Ainda não se encontraram evidências que tenha sido um reino importante como descrito na Bíblia.)


BÍBLIA :

II REIS 9: 24 Mas Jeú, entesando o seu arco com toda a força, feriu Jorão entre as espáduas, e a flecha lhe saiu pelo coração; e ele caiu no seu carro. II REIS 10:32 Naqueles dias começou o Senhor a diminuir os termos de Israel. Hazael feriu a Israel em todas as suas fronteiras, 33 desde o Jordão para o nascente do sol, a toda a terra de Gileade, aos gaditas, aos rubenitas e aos manassitas, desde Aroer, que está junto ao ribeiro de Arnom, por toda a Gileade e Basã.

ESTELA de DAN

(do Rei Hazael)

O rei Hazael se diz o assassino de Jorão :
"(Eu matei Jo)rão filho de (Acab) rei de Israel, e (eu) matei (Acaz) iahu filho do (rei Jorão) da Casa de Davi. E eu coloquei (suas cidades em ruínas e transformei) sua terra em (desolação).


Afinal, quem matou Jorão o descendente de Salomão, no reino de Israel ? Seria o Rei Hazael de Damasco que era seu inimigo, ou teria sido Jeú, traidor que usurpou o trono sagrado dos originais descendentes de Salomão, e fez alianças com o temível rei da Assíria Shalmaneser III ?

No Obelisco Negro no Museu Britânico se encontra uma inscrição e ilustração de Jeú entregando impostos a Shalmaneser III
-------------------------------------------------------------------

Prisma de Senaqueribe

Referente ao período do Rei Ezequias 727-698 a.C. - escrito na Mesopotâmia - (Ezequias segundo a bíblia, iniciou a reforma religiosa Judaica, que só foi concluida pelo Rei Josias seu bisneto)


BÍBLIA

(SOBRE O REI SENAQUERIBE) :
I REIS 19, 32 Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, nem contra ela levantará tranqueira. 33 Pelo caminho por onde veio, por esse mesmo voltará, e nesta cidade não entrará, diz o Senhor. 34 Porque eu defenderei esta cidade para livrá-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.

naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles: e, levantando-se os assírios pela manhã cedo, eis que aqueles eram todos cadáveres.

36 Então Senaqueribe, rei da Assíria, se retirou e, voltando, habitou em Nínive.




ESTELA DE SENAQUERIBE APRESENTA UMA HISTÓRIA BEM DIFERENTE :

"Quanto a Ezequias, o judaico, ele não se submeteu ao meu jugo. Eu montei cerco em 46 das suas cidades fortificadas e fortes murados, e em incontáveis pequenas aldeias, na sua vizinhança; a tudo conquistei usando rampas de acesso e bate-estacas que nos colocaram perto das muralhas, combinadas com ataques de soldados a pé, usando minas e outras armas, e também o trabalho de solapadores. Eu expulsei 200.150 pessoas, jovens e velhos, homens e mulheres, cavalos, mulas, jumentos, camelos, gado grande e pequeno além da conta, e a tudo considerei como pilhagem de guerra. Ele mesmo, eu o fiz prisioneiro em Jerusalém, na sua residência real, como um pássaro numa gaiola. Eu o circundei com trincheiras para barrar a passagem daqueles que estavam saindo pelo portão da cidade. Suas cidades que eu saqueei, eu as tomei do seu país, e as dei todas a Motinti, rei de Ashdod, a Padi, rei de Eglon, e a Sillibel, rei de Gaza. Dessa maneira eu reduzi seu país, mas ainda aumentei seu tributo".

-------------------------------------------------------------------



Inscrição do Tunel de Siloé

Supõe-se que seja uma inscrição de obra do Rei Ezequias 727-698 a.C. REINO DE JUDÁ - Foi encontrado no Túnel de Siloé que foi escavado estrategicamente para suprir Jerusalém de água em períodos de Ataque como os que seriam promovidos pelos inimigos como Senaqueribe.

Evidência de Alfabetização na Judéia neste período.


A inscrição de Siloé encontrada no túnel : " ... quando o túnel foi aberto. E essa foi a maneira como foi escavado : Enquanto (...) estavam ainda (...) machados, cada homem na direção do seu companheiro, e enquanto ainda havia três cúbitos para serem escavados, (foi ouvida) a voz de um homem chamando seu companheiro, porque havia uma superposição na rocha do lado direito (e no lado esquerdo). E quando o túnel foi aberto os trabalhadores cortaram (a rocha) , cada homem na direção do seu companheiro, machado contra machado; e a água fluiu da fonte para o reservatório para 1.200 cúbitos, e a altura da rocha sobre a cabeça dos trabalhadores era de 100 cúbitos.
-------------------------------------------------------------------

Período de Influência da Pérsia



Cilindro de Ciro Rei da Pérsia

Pelos gestos de aparente tolerância religiosa como no exemplo com os povos da Judéia e Babilônia, Ciro é aclamado como um benfeitor e também é apresentado como eleito do deus Marduk.

O Cilindro que leva seu nome foi escrito por sacerdotes da Babilônia devotos do culto ao deus Marduk que não era aceito pelo Imperador Nabonido da Babilônia deposto por Ciro da Pérsia.

Qual Deus então seguia Ciro ? YHWH, Marduk, Ahura-Mazda ?

Oque se sabe é que a religião da Persia naquela época era o Mazdaísmo (seguidores Ahura-Mazda), religião que seguia a filosofia da tolerãncia com outros povos.




BÍBLIA

(O Imperador Ciro da Pérsia é o escolhido do Deus Yhwh)
Isaías 45:1 Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis; para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão;(...)


A INSCRIÇÃO DO CILINDRO DO IMPERADOR CIRO DA PÉRSIA


"De Ninive, de Assur, também de Susa, de Akad, de Eshnunna, de Zamban, de Me-Turnu, de Der até o país de Gutium, às cidades além do Tigre, onde a sede está sempre estabelecida, conduzirei novamente ao seu lugar os deuses que aí habitavam, e fiz extremamente grande a sua sede para a eternidade. Recolhi todas as suas gentes e reconduzi-las-ei para sua casa. E os deuses de Sumer e Akad que Nabonido, para ressentimento do Senhor dos deuses tinha levado para Babilônia, eu por ordem de Marduk, o Grande Senhor, fiz com que fossem instalados com alegria em suas celas, numa morada, para alegria do coração. Que todos os deuses que reconduzi a suas cidades auspiciem todos os dias, diante de Bel e Nabu, a continuidade de meus dias e encontrem para mim palavras de graça ! Possam dizer a Marduk meu senhor : o Rei Ciro, teu adorador e Cambises, meu filho, possam durante seus dias serem eternos."

Nenhum comentário: