sábado, 17 de novembro de 2007

PROFECIAS

UMA HISTÓRIA A PARTIR DE RECORTES DO ANTIGO TESTAMENTO

(Não esqueça de acrescentar : "E cumpriu-se a profecia")



Os cristãos inverteram a seqüência do livro dos profetas e desta forma os profetas passaram por cima dos outros livros na Bíblia original Judaica.

Este é o último livro do Antigo Testamento na Bíblia Cristã :

Profeta Malaquias 3:1 "Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos. ".

Aí você vira uma página e começa o Evangelho de Mateus anunciando a chegada de Jesus.

Já lá em Marcos você verá João Batista dizendo essas coisas ...

Marcos 1:2 Conforme está escrito no Profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho.

Legal né ? Grande estratégia do cristianismo ! Mas você percebeu já de cara um errinho básico ? A profecia era de Isaías mesmo, ou seria de Malaquias ? Pois é ... errar é humano !


-------------------------------------------------------------------

Cabe ao leitor decidir se aceita as passagens escolhidas do Antigo Testamento como profecias que se concretizaram, ou como modêlo para a invenção de uma história que nunca existiu.

Nos quadros abaixo à esquerda o Antigo Testamento e a comparação com o texto do Novo Testamento à direita . Alguns estão com uma observação sobre a profecia, se confere ou não com o que está sendo proposto pelos escritores do Novo Testamento.

__________________________________________________________

O Nascimento



Isaías 7:14 - (740-734 a.C.) "A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel." (Veja explicação abaixo)
No hebraico se escreve "ha'almah" que significa moça ( a jovem).
Mateus 1:22 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus
conosco.
Virgem ? Cometeram um erro tão absurdo e proposital traduzindo "ha'almah" que significa moça ( a jovem) referente a esposa do rei Acaz ! Se quizessem dizer vírgem deveria estar escrito "bâtul" no Antigo Testamento !

VER COMENTÁRIOS ABAIXO

Miquéias 5:1 - (740-680 a.C.) "Mas você, Belém de Éfrata, tão pequena entre as principais cidades de Judá! É de você que sairá para mim aquele que há de ser o chefe de Israel! A origem dele é antiga desde os tempos remotos." (Veja explicação abaixo) Mateus 2:5-6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o
Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.


COMENTÁRIOS A RESPEITO DESSAS PASSAGENS de ISAÍAS E MIQUÉIAS



PROFETA ISAÍAS

Isaías era o profeta do Rei Acaz e a jovem que dará a luz a Emanuel (Emanuel nome simbólico ao futuro rei Ezequias) era a esposa de Acaz.

O evangelho de Mateus cita erroneamente como "a virgem" e associa a idéia ao nascimento de Jesus sabendo que o filho da "virgem" (jovem) era Ezequias :

II Reis 18 : 1 Ora, sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Abi, filha de Zacarias.

As previsões de Isaías eram direcionadas a Ezequias o futuro herdeiro de Acaz, e a importancia do Rei Ezequias é devida a reforma religiosa iniciada por ele e concluída por seu bisneto Josias em II Reis 22. Ezequias foi também o Rei que enfrentou Senaqueribe, conforme pode ser visto em Evidências.

Bíblia de edição Católica com correção :
"Isaias 7:14 - Pois saibam que Javé lhes dará um sinal : A jovem concebeu e dará á luz um filho, e o chamará pelo nome de Emmanuel.

Bíblia de edição do tradutor João Ferreira de Almeida :
"Isaias 7:14 - Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal : Eis que uma virgem ..."


--------------------------------------------------------------------------------



PROFETA MIQUÉIAS



Em Mateus 2:5 nos discursos de Miquéias no mesmo período do profeta Isaías, previa-se um governante descendente de Davi na terra de Davi, ou seja Belém, e que dominaria os Assírios, o que infelizmente não ocorreu.

Miquéias 5:1 diz que o messias virá de Belém, governará com a própria força de Israel , e ele próprio será a paz. Se a Assíria invadir o nosso território e quiser pisar o interior de nossos palácios, poremos em luta contra eles sete pastores e oito comandantes. Eles vão governar a Assíria com espada, a terra de Nemrod com punhal.

Jesus na sua época tinha o Império Romano como inimigo e não os Assírios, e perfil de um profeta, não de um governante.

722 a.C. a Israel de Miquéias e Isaías é dominada pela Assíria;

586 a.C. Israel é dominada pela Babilônia. A elite se torna exilada na Babilônia ;

539 a.C. Israel é dominada pela Persia. O rei Ciro da Pérsia conquista a Babilônia;

538 - 332 a.C. a Judéia torna-se colônia Persa;

332 - 141 a.C. Judéia torna-se colônia Grega;

63 a.C. a Judéia torna-se colônia Romana pela Intervenção romana de Pompeu;

70 d.C. e 130 d.C. ocorre a terrível guerra Judeus e Romanos

Só por volta de 1948 d.C. Israel voltaria a ser estado Independente.





--------------------------------------------------------------------------------


Massacre das crianças - Perseguição com a mesma fúria de Herodes



Êxodo 1:22 "Então o Faraó ordenou a todo o seu povo; Joguem no rio Nilo todo menino que nascer; e se for menina, deixem viver".
Um homem da tribo de Levi casou- se com uma mulher da mesma tribo; ela concebeu e deu à luz um filho. Vendo que era belo, o escondeu por três meses."
Mateus 2:16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos.
Mateus 2: 13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Oséias 11:1 - (750-722 a.C.) "Quando Israel era menino, eu o amei. Do Egito chamei o meu filho..." Mateus 2:15 e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho
Jeremias 31: 15 - (627 a 586 a.C.) Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo. Raquel chora a seus filhos, e
não se deixa consolar a respeito deles, porque já não existem. (continua...) Mateus 2: 17 Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias : Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem.
COMENTÁRIOS A RESPEITO DESSAS PASSAGENS



Esses fatos sugerem semelhanças com Moisés em Êxodo e Oséias, e a história oficial pesquisada para o período de Jesus, não conseguiu provar que houve massacre algum de crianças no tempo de Herodes.

(...continuação...) "Jeremias 31: 16 Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz do choro, e das lágrimas os teus olhos; porque há galardão para o teu
trabalho, diz o Senhor, e eles voltarão da terra do inimigo."

Jeremias profetisa após Israel ter caído novamente sob o domínio extrangeiro, e desta vez na Babilônia em 586 a.C.. Entende-se que infelizmente morreram muitos, mas console-se, pois os Israelenses que estavam exilados na Babilônia estão voltando, e isso pode ser melhor compreendido se você lê o texto todo, e não só uma sugestão feita no livro de Mateus. Jeremias 29: 15 e Jeremias 31: 8 .

Mateus cita que cumpriu-se uma profecia que não faz referência a Jesus, e que tem mais a ver um povo exilado pelos babilônios a força na Babilônia que retornará a sua terra e não com a volta da família de Jesus do Egito após serem perseguidos por Herodes. Uma profecia que foi reciclada.




E onde está esta profecia do Antigo Testamento citada por Mateus ? Ao contrário das outras, não é encontrada em lugar algum principalmente no Antigo Testamento. Quem era o profeta ? Não há nenhuma citação de alguma cidade chamada Nazaré no Antigo Testamento ! Como poderia algum profeta ter feito uma profecia sobre uma cidade que ainda não existia antes da citação de Mateus ?

Mateus 2: 23 e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno.




--------------------------------------------------------------------------------


Surgimento e anunciação pelo mensageiro do deserto assim como João Batista



Isaías 9:1 - (740-734 a.C.) "O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, e uma luz brilhou para os que habitavam um país tenebroso." Mateus 4:16 o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou.
Malaquias 3:1 - (não há sinais de quando fora escrito.) "Vejam! Estou mandando o meu mensageiro para preparar o caminho à minha frente. De repente, vai chegar ao seu Templo o Senhor que vocês procuram, o mensageiro da Aliança que vocês desejam. Olhem! Ele vem!" Marcos 1:2 Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho;
Isaías 40: 3- (740-734 a.C.) Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus. Mateus 3: 3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
Isaías 11:2 - (740-734 a.C.) "Sobre ele pousará o espírito de Javé; espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e temor de Javé." Marcos 1:10 E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele;







--------------------------------------------------------------------------------


Profecias, mensagens e cura de enfermos



Deuteronômio 18:18 "Do meio dos irmãos deles, eu farei surgir para eles um profeta como você." Mateus 21: 11 E as multidões respondiam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia.
Isaías 35:5-6 - (740-734 a.C.) "Então, os olhos dos cegos vão se abrir, e se abrirão também os ouvidos dos surdos; os aleijados saltarão como servo, e a língua do mudo cantará,porque jorrarão águas no deserto e rios na terra seca." Mateus 15: 31 de modo que a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e
glorificaram ao Deus de Israel.
2 Reis 04:42 (por volta de 850 a.C.) Um homem veio de Baal-Salisa, trazendo ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes no seu alforje. Eliseu disse: Dá ao povo, para que coma. Disse, porém, seu servo: Como hei de pôr isto diante de cem homens? Ao que tornou Eliseu: Dá-o ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comerão e sobejará. Então lhos pôs diante; e comeram, e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor. Mateus 14:16 Jesus, porém, lhes disse: Não precisam ir embora; dai-lhes vós de comer. Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. E ele disse: trazei-mos aqui. Tendo mandado às multidões que se reclinassem sobre a relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos às multidões. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram levantaram doze cestos cheios. Ora, os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.
II Reis 5 (por volta de 850 a.C.) : 1 Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito,
porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso. (... este é recomendado a ir a Samaria para se curar por intermédio de Eliseu que recomenda que Naamã se banhe no Rio Jordão...)14 Desceu ele, pois, e mergulhou-se no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne dum menino, e ficou purificado. Mateus 08:1 Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam.
E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
1 Reis 17: 22 (por volta de 850 a.C.) O Senhor ouviu a voz de Elias, e a vida do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu. E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive: Lucas 7: 14 Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te. O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.
Levítico 19:18 "Ame o seu próximo como a si mesmo." Mateus 19: 19 honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Salmos 78:2 - (século IV e II a.C. ) "Vou abrir minha boca em parábolas," Mateus 13: 35 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas
desde a fundação do mundo.







--------------------------------------------------------------------------------



Êxodo 1:22 "Então o Faraó ordenou a todo o seu povo; Joguem no rio Nilo todo menino que nascer; e se for menina, deixem viver".
Um homem da tribo de Levi casou- se com uma mulher da mesma tribo; ela concebeu e deu à luz um filho. Vendo que era belo, o escondeu por três meses."
Mateus 2:16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos.
Mateus 2: 13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Oséias 11:1 - (750-722 a.C.) "Quando Israel era menino, eu o amei. Do Egito chamei o meu filho..." Mateus 2:15 e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho
Jeremias 31: 15 - (627 a 586 a.C.) Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo. Raquel chora a seus filhos, e
não se deixa consolar a respeito deles, porque já não existem. (continua...) Mateus 2: 17 Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias : Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem.




--------------------------------------------------------------------------------



Surgimento e anunciação pelo mensageiro do deserto assim como João Batista



Isaías 9:1 - (740-734 a.C.) "O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, e uma luz brilhou para os que habitavam um país tenebroso." Mateus 4:16 o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou.
Malaquias 3:1 - (não há sinais de quando fora escrito.) "Vejam! Estou mandando o meu mensageiro para preparar o caminho à minha frente. De repente, vai chegar ao seu Templo o Senhor que vocês procuram, o mensageiro da Aliança que vocês desejam. Olhem! Ele vem!" Marcos 1:2 Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho;
Isaías 40: 3- (740-734 a.C.) Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus. Mateus 3: 3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
Isaías 11:2 - (740-734 a.C.) "Sobre ele pousará o espírito de Javé; espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e temor de Javé." Marcos 1:10 E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele;







--------------------------------------------------------------------------------



Profecias, mensagens e cura de enfermos



Deuteronômio 18:18 "Do meio dos irmãos deles, eu farei surgir para eles um profeta como você." Mateus 21: 11 E as multidões respondiam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia.
Isaías 35:5-6 - (740-734 a.C.) "Então, os olhos dos cegos vão se abrir, e se abrirão também os ouvidos dos surdos; os aleijados saltarão como servo, e a língua do mudo cantará,porque jorrarão águas no deserto e rios na terra seca." Mateus 15: 31 de modo que a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e
glorificaram ao Deus de Israel.
2 Reis 04:42 (por volta de 850 a.C.) Um homem veio de Baal-Salisa, trazendo ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes no seu alforje. Eliseu disse: Dá ao povo, para que coma. Disse, porém, seu servo: Como hei de pôr isto diante de cem homens? Ao que tornou Eliseu: Dá-o ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comerão e sobejará. Então lhos pôs diante; e comeram, e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor. Mateus 14:16 Jesus, porém, lhes disse: Não precisam ir embora; dai-lhes vós de comer. Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. E ele disse: trazei-mos aqui. Tendo mandado às multidões que se reclinassem sobre a relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos às multidões. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram levantaram doze cestos cheios. Ora, os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.
II Reis 5 (por volta de 850 a.C.) : 1 Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito,
porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso. (... este é recomendado a ir a Samaria para se curar por intermédio de Eliseu que recomenda que Naamã se banhe no Rio Jordão...)14 Desceu ele, pois, e mergulhou-se no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne dum menino, e ficou purificado. Mateus 08:1 Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam.
E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
1 Reis 17: 22 (por volta de 850 a.C.) O Senhor ouviu a voz de Elias, e a vida do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu. E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive: Lucas 7: 14 Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te. O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.
Levítico 19:18 "Ame o seu próximo como a si mesmo." Mateus 19: 19 honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Salmos 78:2 - (século IV e II a.C. ) "Vou abrir minha boca em parábolas," Mateus 13: 35 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas
desde a fundação do mundo.







--------------------------------------------------------------------------------


Entrada triunfal em Jerusalém



Zacarias 9:9 - (520 a.C.) "Dance de alegria, cidade de Sião; grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois agora o seu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento, num jumentinho, filho de uma jumenta. Ele distrairá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém; quebrará o arco de guerra. Anunciará paz a todas as nações, e o seu domínio irá de mar a mar, do rio Eufrates até os confins da terra." Mateus 21: 5 Dizei à filha de Sião: Eis que aí te vem o teu Rei, manso e montado em um jumento, em um jumentinho, cria de
animal de carga.
Salmos 118:22 - (século IV e II a.C.) "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular." Mateus 21:42 Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?







--------------------------------------------------------------------------------



A traição e o traidor



Salmos 41:10 - (século IV e II a.C.) "Até o meu amigo, em quem eu confiava e que comia do meu pão, é o primeiro a me trair." Mateus 26: 21 e, enquanto comiam, disse: Em verdade vos digo que um de vós me trairá.
Zacarias 11:12 - (520 a.C.) "Então eu disse:-" Se estão de acordo, façam o meu pagamento; se não, deixem". Então eles pesaram o dinheiro do meu pagamento : trinta siclos de prata." Mateus 27: 15 e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.
Zacarias 11:13 - (520 a.C.) "E Javé me disse:- "Envie ao fundidor este preço fabuloso com que fui avaliado por eles. " Eu peguei os trinta siclos de prata e os mandei ao fundidor no Templo de Javé.". Mateus 27: 9 Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, a quem certos filhos de Israel avaliaram,

COMENTÁRIOS A RESPEITO DESSAS PASSAGENS

A Profecia das Trinta Moedas de Prata recebidas por Judas em Mateus 27:6 cita Jeremias mas essa profecia está em Zacarias ! Cumpriu-se a profecia de Jeremias ou de Zacarias ?

Zacarias entendia na sua época que haviam alguns poucos enriquecendo as custas do povo para se deixarem dominarem por outros povos, e ninguém estava dando o valor que seu Deus merecia pela terra que seu Deus deu a eles. A frase é uma ironia, onde Deus pede que lhe dêem o valor devido e lhe são oferta das trinta moedas de prata. "Envie ao fundidor este preço fabuloso com que fui avaliado por eles. "

E Porque Trinta moedas de prata?

Levítico 27: 1 Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando alguém fizer ao Senhor um voto especial que envolve pessoas, o voto será cumprido segundo a tua avaliação das pessoas.

Se for de um homem, desde a idade de vinte até sessenta anos, a tua avaliação será de 50 siclos de prata,segundo o siclo do santuário. Se for mulher, a tua avaliação será de 30 siclos.





--------------------------------------------------------------------------------


Acusações, negações e punição



Salmos 35:11 - (século IV e II a.C.) "Levantaram-se testemunhas falsas e me interrogaram sobre o que nem sei." Mateus 26: 60 e não achavam, apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas. Mas por fim compareceram duas,
Zacarias 13:4 - (520 a.C.) "Nesse dia, os profetas ficarão com vergonha das próprias visões e de suas profecias, e não vestirão mais o manto de pêlo para contar mentiras. Dirão : "Eu não sou profeta; sou um trabalhador da terra, pois esta terra pertence a mim desde a juventude" E se lhe perguntarem : "E o que são esses machucados em seu peito ?" ele responderá: "Eu me machuquei na casa de meus amigos!" Mateus 26: 56 Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então todos os discípulos, deixando-o fugiram.
Mateus 26: 69 Ora, Pedro estava sentado fora, no pátio; e aproximou-se dele uma criada, que disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E saindo ele para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o nazareno. E ele negou outra vez, e com juramento: Não conheço tal homem. E daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Certamente tu também és um deles pois a tua fala te denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem.

Isaías 53:7 - (740-734 a.C.)
"Foi oprimido e humilhado mas não abriu a boca; tal como cordeiro, ele foi levado para o matadouro; como ovelha muda diante do tosquiador, ele não abriu a boca."
Mateus 26: 63 Jesus, porém, guardava silêncio.
Isaías 50:6 - (740-734 a.C.)
"Apresentei as costas para aqueles que me queriam bater e ofereci o queixo aos que me queriam arrancar a barba, e nem escondi o meu rosto dos insultos e escarros."
Mateus 26: 67 Então uns lhe cuspiram no rosto e lhe deram socos; e outros o esbofetearam, dizendo: Profetiza-nos, ó Cristo, quem foi que te bateu?







--------------------------------------------------------------------------------


Pés e mãos transpassados e zombado em desafio durante a punição



Salmos 22:17 - (século IV e II a.C.) "Cães numerosos me rodeiam, e um bando de malfeitores me envolve, furando minhas mãos e pés." Mateus 27: 35 Então, depois de o crucificarem, (...)
Salmos 22:19 - (século IV e II a.C.) "Entre si repartem minhas vestes, e sorteiam a minha túnica." Mateus 27: 35 (...) repartiram as vestes dele, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica deitaram sortes.
Salmos 69:22 - (século IV e II a.C.) "Como alimento me deram fel, e na minha sede me deram vinagre." Mateus 27: 34 deram-lhe a beber vinho misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.
Salmos 22:8 - (século IV e II a.C.) "Todos os que me vêem zombam de mim, abrem a boca e balançam a cabeça : - "Ele recorreu a Javé... Pois que Javé o salve! Que o liberte, se é que o ama de fato!"" Mateus 27: 39 E os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Tu, que destróis o santuário e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo; se és Filho de Deus, desce da cruz.
Amós 8: 9,10 - (760 a.C.) "Nesse dia - oráculo do Senhor Javé - eu farei o sol se esconder ao meio-dia, e em pleno dia escurecerei a terra; mudarei suas festas em funeral e seus cânticos em gemidos." Mateus 27: 45 E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona.
Salmos 22:1 - (século IV e II a.C.) "Meus Deus, meu Deus, por que me abandonaste ?" Mateus 27: 46 Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Salmos 31:6 - (século IV e II a.C.) "Em tuas mãos entrego o meu espírito." Lucas 23: 46 Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.







--------------------------------------------------------------------------------



Ossos não seriam quebrados



Salmos 34:21 - (século IV e II a.C.) Javé protege os ossos do justo; nenhum deles será quebrado." João 19: 36 Porque isto aconteceu para que se cumprisse a escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado.



Sepultara de rico e pós ressurreição



Isaías 53:9 - (740-734 a.C.) "A sepultura dele foi colocada junto com a dos ímpios, e seu túmulo junto com o dos ricos, embora nunca tivesse cometido injustiça e nunca a mentira estivesse em sua boca." Mateus 27: 57 Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era discípulo de Jesus. Esse foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que lhe fosse entregue. E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo, de linho, e depositou-o no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha; e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se.
Oséias 6:2 - (750-722 a.C.) Em dois dias ele nos fará reviver, e no terceiro dia nos fará levantar, e passaremos a viver na sua presença." Mateus 27: 63 e disseram: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, quando ainda vivo, afirmou: Depois de três dias ressurgirei. Manda, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até o terceiro dia; para não suceder que, vindo os discípulos, o furtem e digam ao povo: Ressurgiu dos mortos; e assim o último embuste será pior do que o primeiro.
Salmos 30:4 - (século IV e II a.C.) "Javé, tiraste do túmulo a minha vida, fizeste-me reviver dentre os que baixam à cova." Atos 2 : 24 ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.
Jonas 2:1; Mat.16:21; Lucas 11:30 "Javé enviou um peixe bem grande para que engolisse Jonas. E Jonas ficou no ventre do peixe três dias e três noites." (comparação da ressurreição com a passagem de Jonas)

Salm. 68:19 - (século IV e II a.C.) "Subiste ao topo, levando cativos, e a ti deram homens como tributo, até mesmo os que resistiam, para que Javé Deus tivesse a sua casa." João 3 : 13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem.
Salm. 110:1 - (século IV e II a.C.) "Oráculo de Javé ao meu senhor : - "Sente-se à minha direita, e eu farei de seus inimigos o estrado de seus pés." Atos 7 : 55 Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus,

Nenhum comentário: