sábado, 17 de novembro de 2007

Novo Testamento



O Novo Testamento é uma continuação do Antigo Testamento ?

Na Bíblia Cristã, o livro dos Profetas são postos antes do início do Novo Testamento para dar a sensação que o Messias profetizado era mesmo Jesus.

Profecias eram ditas sobre o Rei que os Judeus esperavam no período da dominação Romana. Os cristãos justificam na Bíblia que seja Jesus por afirmarem que seu pai José era o herdeiro de sangue de Davi em várias passagens para legitimar-lhe o trono de Davi (desculpem-me, mas só não entende quem não quer entender o que lê). Comentarei mais a frente, visto que é um problema contraditório do próprio Novo Testamento , e que tem explicações, embora repudiadas pelos que defendem que Maria o concebeu virgem.






Ano Zero a 33 d.C.

Livro "Q" - Ensinamentos de um Mestre da Galiléia

Do ano Zero até os anos 30 , é o período de nascimento e vida de um Mestre em uma terra onde a maioria da população oprimida e sem esperança vivia com o Império Romano sediado a sua porta, no território da Galiléia na cidade de Séforis, vizinha de Nazaré, com sua violência, cobrança injusta de impostos, suas desapropriações.

A Galiléia era um território vizinho da Samaria distante da cidade Judéia de Jerusalém ( Pouco mais que 90 Km para ser percorrido a pé ) e assim como os Samaritanos eles não aceitavam completamente as leis judaicas como se imagina.

Esse Mestre da Galiléia, se dedicava ao povo humilde, pedindo-lhes para que não se preocupassem com o dia de amanhã, e seguissem crendo em seu Deus, procurando a felicidade nas pequenas coisas, respeitando seu próximo, e sendo tolerantes com os defeitos alheios.



É uma teoria interessante, que supõe-se que neste período se origina a base dos Evangelhos no Livro "Q", os ditos do Mestre que conhecemos pelo nome latinizado de Jesus (Yeshuah - O salvador).



-------------------------------------------------------------------

Mensagens de Jesus - O Jesus Original

Após décadas, Teólogos vem discutindo devido as diferenças encontradas em vários evangelhos, qual seria o Livro Original que deu base as histórias.

Chegaram a conclusão sobre qual seria o Livro Original separando vários textos, analisando histórias por meio de documentos e achados arqueológicos além de comparações literárias. O que foi posto em evidência por estes teólogos, ficou conhecido como O Livro de "Q" (Q é abreviação de uma palavra alemã que significa Fonte. Clique aqui para ver O texto completo selecionado de Q de trechos tirados de Lucas e Apócrifo de Tomé que confirmou a possível existência de um evangelho escrito somente de sentenças. )

A maioria dos principais ditos de Jesus na bíblia, são de conteúdo de uma Filosofia Popular de origem Grega denominada Cinismo, criada 400 anos antes de Jesus por Antisthenes, discípulo de Sócrates. Tinha como base de fundamento que a felicidade não depende de nada externo à própria pessoa, ou seja, coisas materiais, reconhecimento alheio e mesmo a preocupação com a saúde, o sofrimento e a morte, nada disso pode trazer a felicidade. Segundo os *Cínicos, é justamente a libertação de todas essas coisas que pode trazer a felicidade que, uma vez obtida., nunca mais poderia ser perdida. (*o termo pessoa cínica é originário do nome desta filosofia, mas o significado pode ser bem diferente)

A seguir um dos ditos de Jesus retirado do livro de Lucas que cito como exemplo comparativo de Filosofia Cínica :

"Por isso eu lhes digo: não se preocupem com a vida, quanto ao que vocês vão comer, nem com o corpo, quanto ao que vão vestir. Não será a vida mais que alimento, e o corpo mais que vestuário ? "

A explicação dos teólogos é que todo o restante da história criada em cima do Mestre Jesus, tenha sido moldada no Evangelho de Marcos para justificar o herói. popularizado na Palestina. Mateus e principalmente Lucas recriaram seus evangelhos baseados em Marcos, e se Marcos criou a história, a criação se repetiria nos outros dois evangelhos.

Lucas no entanto se serviu dos ditos de Jesus para acrescentá-lo ao seu evangelho. Os mesmos ditos aparecem em Mateus e em um outro Evangelho considerado apócrifo - O Evangelho de Tomé.

O que não entra em acordo é um Jesus Israelense da Galiléia, anterior a guerra entre Judeus e Romanos que cria um movimento popular cativante, convidando o povo humilde e desesperado em um período sombrio da história de seu povo, a uma nova forma de vida que pode ter tido forte influência Helênica na Galiléia, o que não é de duvidar sobre os acréscimos místicos que lhe foram atribuídos, e por outro um Jesus Messiânico e apocalíptico que surgiu nos moldes Judaicos, durante as sangrentas guerras entre Romanos e Judeus culminando na expulsão dos Judeus de Jerusalém pelo território da Palestina no mesmo período em que o Novo Testamento começava a ganhar forma, nos anos 70 d.C . no evangelho de Marcos.




-------------------------------------------------------------------

***



ESCOLA DE MESSIAS

Nem só de Fariseus vivia Jerusalém. Soma-se a esses moldes judaicos, comunidades como a de Qunram (provavelmente Essênios) que não só esperavam o Messias, mas educavam um monte deles no mesmo período ou décadas após Jesus :

4Q Apocalipse Aramaico (4Q245) COL. II (...) Será denominado filho de Deus, e lhe chamarão filho do Altíssimo. (...)

REGRAS DA COMUNIDADE DE QUNRAM COL. 1 (...) : E aos trinta anos se aproximará para arbitrar disputas e juízos, e para ocupar o seu posto entre os chefes de milhar de Israel (...) . E segundo sua inteligência e a perfeição de sua conduta cingirá os seus rins para manter-se firme prestando o serviço designado em meio aos seus irmãos. (...) ; COL. VI (...) : Em todo lugar em que houver dez homens do conselho da comunidade, que não falte entre eles um sacerdote; cada qual, segundo a sua categoria, sentar-se á diante dele, e assim se lhes pedirá seu conselho em todo assunto. E quando prepararem a mesa para comer, ou o *mosto para beber, o sacerdote estenderá sua mão por primeiro para abençoar as primícias do pão e do mosto.(...)

*mosto era o preparado da polpa de uva para se fazer o vinho.

*Comunidade de Qunram - ou Manuscritos do Mar Morto são textos bíblicos e regras de uma comunidade dos arredores de Jerusalém datadas entre o primeiro século da Era Cristã . Foram encontrados em 1947 dentro de 11 cavernas.




-------------------------------------------------------------------


GENEALOGIA DE JESUS



Outra coisa, Jesus era descendente de Davi por meio de seu pai José. Mas e a concepção da Virgem Maria ? Fica sem resposta lógica porque há dois argumentos contraditórios no mesmo livro, a não ser pelo fato de quem quer que tenha escrito quisesse agradar a gregos e troianos, ou melhor gregos e judeus.

Para agradar Judeus - MATEUS 1 1 Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 A Abraão nasceu Isaque; (...) e a Jessé nasceu o rei Davi. (...) a Matã nasceu Jacó; 16 e a Jacó nasceu José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama Cristo.

Para agradar Gregos - MATEUS 1 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo.19 E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. 20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; 21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Para agradar a Gregos e Judeus pela colaboração dos copistas - LUCAS 3 23 Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos; sendo (como se cuidava) filho de José, filho de Eli; (...) de Davi, 32 Davi de Jessé, (...) de Sem, Sem de Noé, (...) e Adão de Deus.

*(como se cuidava) >>> Para quem não sabe, todas as frases entre parênteses na Bíblia não fazem parte do original. São apenas anotações tardias do ponto de vista do copista.<<<

Para agradar a Judeus - ROMANOS 1 3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 4 e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos Jesus Cristo nosso Senhor, (...)

Veja mais detalhes em Profecias.




-------------------------------------------------------------------


PRIMEIRO MILAGRE

Vizinha de Nazaré estava Séforis, importante cidade da Galiléia que muito tempo antes de Jesus já tinha implantado a cultura grega naquelas terras construindo teatros, escolas entre outras obras e mitos, e a mitologia grega repleta de seres místicos, deusas mães virgens e um dos mais adorados era conhecido como Dionísio (entre os Romanos), o deus do vinho, da paz, filho de uma humana com o poderoso Zeus, e cujo sangue era o vinho, além da ressurreição também ter sido um de seus atributos (na mitologia grega é o conhecido Baco).

Dionísio era muito cultuado, e não deixaria de ser em Séforis onde foram encontrados em 1982 , mosaicos de 200 anos a.C. ilustrando Dionísio.

Curiosamente na cidade vizinha de Séforis está Caná que em João 2 versículo 11 onde aparece o primeiro milagre de Jesus, onde ele transforma água em vinho.




-------------------------------------------------------------------


CONSAGRAÇÃO DA EUCARISTIA

Curiosamente, nem mesmo o Didaqué, apócrifo que é estudado com respeito por especialistas e religiosos como sendo o primeiro catecismo da Igreja, não faz questão em afirmar que celebram o Corpo e Sangue de Jesus ressuscitado.

E porque o Didaqué que é o primeiro catecismo Cristão reconhecido, não celebra a Ressurreição de Cristo na Eucaristia ?

Eles deixaram documentado no Didaqué : "Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da santa vinha do teu servo Davi, que nos revelaste através do teu servo Jesus." A ti, glória para sempre". "Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da vida e do conhecimento que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre.
Da mesma forma como este pão partido havia sido semeado sobre as colinas e depois foi recolhido para se tornar um, assim também seja reunida a tua Igreja desde os confins da terra no teu Reino, porque teu é o poder e a glória, por Jesus Cristo, para sempre".
Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor pois sobre isso o Senhor disse: "Não dêem as coisas santas aos cães".






-------------------------------------------------------------------




Guerra Judeus contra dominação Romana anos 70 d.C.



Infelizmente, décadas adiante, 70 anos após o nascimento do Mestre Jesus no território da Judéia, precisamente em Jerusalém, ocorreu uma das mais sangrentas guerras da região com os Judeus lutando por sua libertação da opressão do Império Romano. Pela força vence o Império Romano que massacra a população impiedosamente, destrói o templo de Jerusalém e captura Judeus como escravos ou expulsando-os de suas terras onde se refugiariam nos territórios como o da Samaria, ou da Galiléia e também no Egito.


Essa enorme massa de refugiados, pobres, famintos e indefesos encontrariam então o grupo dos seguidores dos ensinamentos do Mestre Jesus, e juntos passariam a buscar um novo sentido para a vida. Suas histórias de Judeus e Galileus acabariam se fundindo em uma só .








LINHA DO TEMPO





Supõe-se que o livro "Q" , o evangelho de Sentenças, tenha surgido como o mais antigo dos evangelhos e ainda assim algumas décadas após a morte de Jesus.

Paulo que apenas afirmou ter tido uma visão de Jesus, só escreveria suas cartas uns 40 anos após a crucificação, e tudo o que ele evidencia sobre Jesus é o seu sacrifício pelos pecadores tal qual um deus mitológico grego ele parece ser adorado. Quase nada é citado sobre a origem de Jesus. É possível até duvidar que Paulo conhecesse a história de Jesus que nos é narrada nos outros evangelhos.

De qualquer forma, há um vazio de décadas entre a crucificação de Jesus e o período que as cartas de Paulo ou os evangelhos foram escritos. Como demoraram tanto tempo para escrever a história ? E porquê gerações de décadas adiante se lembraram de contar a história com tantos detalhes, sendo que as gerações anteriores não se preocuparam em manter nada registrado em um livro de tal forma que Paulo se interasse melhor da história de Jesus como nós ?

Próximo do período ou talvez até no período das Guerras entre Judeus e Romanos, é que os evangelhos são escritos, meio a todo esse caos. Nenhum dos escritores conheceu Jesus pessoalmente e todos escritos em Grego em regiões afastadas de Jerusalém.

Supõe-se pelo menos como justificativa, que Mateus tivesse sido seu apóstolo. Mas assim como Maria, quantos Mateus existiram naquela época ?







-------------------------------------------------------------------


Judeus Puros e os Judeus Hereges

(Ou Hereges dependendo do ponto de vista)



"E para os hereges, deixe-os sem nenhuma esperança, e que todo mal possa ser destruído em breve, e todos os inimigos logo sejam abatidos rapidamente; e extirpados, partidos, destruídos e humilhados esses demônios nos nossos dias. Abençoada seja sua astúcia Senhor, que arruína inimigos e humilha pecadores." (Texto Judeu feito após 80 d.C. contra os Judeus hereges)

Poderia isso ser um argumento cristão nos dias de hoje ? Poderia sim. Cada um aceita Deus como seu salvador e não admite hereges não é mesmo ?

Mas este texto que foi incorporado na liturgia das sinagogas judaicas e que era pronunciado no início de todo culto é o Birkat HaMinim , criou-se então a antipatia dos que eram e dos que seriam reconhecidos como hereges. O fato curioso é que este texto foi criado após a destruição do templo dos Judeus e expulsão de Jerusalém pelos Romanos, por volta de 80 d.C. por um conselho de Judeus distante de Jerusalém em Jamnia quase na fronteira com a Samaria e na costa marítima e estavam tentando renovar o Judaísmo após as catástrofes.

E os escritores do Novo Testamento dariam sua justificativa pela não aceitação do cristianismo judeu pela religião judaica pura : "Veio para o que era Seu e os Seus não O receberam" (João 1.11)" ou seja, será que os seus não o receberam 50 anos depois de o terem acusado ? Ou será que tudo não passa de uma batalha literária entre duas religiões judaicas tentando defender o Deus em que acreditam ? Eu quero dizer religiões judaicas, não Anti-Semitismo ! O Anti-semitismo é o crime justificado e inventado pelos ignorantes como se a religião Cristã nunca tivesse base judaica.

Curioso como Pilatus lava as mãos se inocentando da culpa, justo ele um carniceiro, coitadinho dos indefesos Romanos que Deus tanto ama. Viram só religiosos Judeus, viram só como vocês são maus ? Até a esposa de Pilatus sentiu remorso por punir cristo Judeu.






-------------------------------------------------------------------




O PRIMEIRO EVANGELHO A SER ESCRITO

EVANGELHO DE MARCOS Após 70 d.C.



Tempos depois surge pela primeira vez a história escrita do mestre Jesus, lembrada por tradições orais com mais de 50 anos no livro de Marcos (que também não conheceu Jesus) depois de ninguém, muito menos Paulo, terem se lembrado de contar antes as histórias esquecidas de Jesus em cinco décadas.

O evangelho de Marcos seria mais tarde, fonte de inspiração para a composição de um outro livro da comunidade de Mateus e por último o livro de Lucas que incluiu os ensinamentos do Mestre Jesus (Livro "Q").



Uma curiosa dúvida está no Evangelho de Marcos, no Capítulo final de seu livro no Codex Sinaiticus, a bíblia mais antiga e completa já encontrada datada dos anos 350 d.C. não consta oque aconteceu após a ressurreição de Jesus descrita em Marcos capítulo 16, 9 a 20 ?

Marcos 16, 5. Entrando no sepulcro, viram, sentado do lado direito, um jovem, vestido de roupas brancas, e assustaram-se.
6. Ele lhes falou: Não tenhais medo. Buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou, já não está aqui. Eis o lugar onde o depositaram.
7. Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vos precede na Galiléia. Lá o vereis como vos disse.
8. Elas saíram do sepulcro e fugiram trêmulas e amedrontadas. E a ninguém disseram coisa alguma por causa do medo.



Clique aqui para conferir visitando o site em Inglês com a tradução do Codex Sinaiticus. Você não precisa dominar a língua Inglesa para perceber que o texto termina no capítulo 16 !

(Assim termina o evangelho)


A narração seguinte a essa também parece não ser original, e sim inspiradas em outras partes da Bíblia.

Como os outros evangelhos Mateus, Lucas e João provavelmente tomaram as histórias narradas por Marcos como base para a criação de seus livros, acrescentaram a história posterior a ressurreição. Séculos e séculos de cópia de cópia de originais, algum copista incluiu o capítulo final da ressurreição em Marcos imaginando que algo estava faltando para que os leitores não se confundissem se ressuscitou ou não.






-------------------------------------------------------------------


Profecia suspeita



Curiosamente Marcos que vivenciando tudo de ruim que estava se passando ou se passou durante a guerra entre judeus e romanos, menciona tudo isso em seu livro como uma misteriosa profecia de Jesus :

MARCOS 13 : 2 E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada.
(...)
7 E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.




-------------------------------------------------------------------




EPÍSTOLAS DE PAULO

A partir das cartas do apóstolo Paulo que não conheceu Jesus pessoalmente, um soldado assassino de Cristãos que só se tornou Cristão por dizer ter tido uma visão segundo ele mesmo diz.

Entenda-se por Cristão o seguidor do Cristo (ungido-escolhido) no que se refere a bíblia ao Mestre Jesus.

As cartas de Paulo assim como mais da metade do evangelho descontando Marcos, Mateus, Lucas, não citam histórias como por exemplo sobre os detalhes do julgamento de Jesus, Pilatus, Barrabás, ele não cita nada disso, além de não evidenciar as mensagens de Jesus. Só evidencia os momentos finais de Jesus como crucificação e ressurreição, inspiração do Espírito Santo, final dos tempos, instruções típicas dos desesperançados naquele momento trágico décadas depois de seus ensinamentos, e ameaçava terrivelmente que sempre haverá um espetinho esperando por você no inferno se você duvidar que suas palavras inspiradas pelo Espírito Santo são verdadeiras, porque o Deus de Paulo perdoa assassino de cristãos, mas não perdoa a dúvida.

Hebreus 8 : 4 " Se Jesus estivesse na terra, ele nem sequer seria sacerdote, pois já existem aqueles que oferecem dons segundo a Lei."




-------------------------------------------------------------------


O PÊNIS COMO PEDRA DE TROPEÇO

A EXPANSÃO DO CRISTIANISMO



Se Jesus foi circuncidado, se Jesus não veio para mudar a lei (Lev 12, 3 - Daniel 7:25 - Mateus 5:17, 18), porque Paulo adorava usar a lei "Divina" para justificar a submissão das mulheres, mas insistiu em desrespeitar a ordem divina da circuncisão ?



Circuncisão de Jesus - Lucas 2:21 a 24 - Foi circuncidado conforme está escrito na lei do Senhor.

Paulo só conheceu Jesus em uma visão, mas foi justamente um ex-assassino de Cristãos que conseguiu expandir o Cristianismo pelo Império Romano ignorando uma lei "Divina".

Paulo conseguiu superar os discípulos como Pedro, Tiago e João que conversavam sempre com Jesus ainda de carne e osso em seu tempo ? (Gálatas 2: 11 - "E chegando Pedro a Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível )

Pobre Pedro. De repente chega um assassino de Cristãos dizendo que teve uma visão de Jesus que deu a ele autoridade, e Pedro aceita-o de bom coração permitindo que mude a lei, contrariando o ensinamento do seu mestre que lhe dizia em carne e osso ?

É obvio que o problema é outro, não se trata de desrespeitar a lei da circuncisão . O problema é oque obrigava essa lei. Nenhum homem maduro no Império Romano iria aceitar entrar facilmente em uma religião que o obrigaria a mutilação de seu Pênis sem anestesia. Essa foi sem dúvida a maior estratégia para a expansão do cristianismo por mais hilária que pareça.




-------------------------------------------------------------------




CRISTIANISMO LIBERADO



Outra questão suspeita que não pode ser deixada de fora, é o fato de um certo Imperador Constantino ( 306-337 d.C.), um grande fanfarrão que manipulou os grupos cristãos organizados para darem apoio ao seu Império Romano que estava ruindo. Constantino depois disso ainda matou o cunhado, e só se deixou batizar quanto estava para bater as botas.

O cristianismo foi totalmente liberado a partir dele ? Claro que não. Todo grupo cristão que não entrava em acordo com sua política, foi excluído, e só foram conservadas as literaturas desses grupos pela sorte de alguém ter escondido dentro de jarros embaixo da areia até serem descobertos no século XX - São os textos apócrifos que revelam o quanto o misticismo cristão tinha se adaptado ao Império Romano, tanto o apócrifo quanto o canônico (permitido).

Não é por menos que o 25 de dezembro, o dia mais curto do ano era o nascimento do deus sol Mitras cuja religião originaria da Pérsia (Irã) serviu de influência para outras religiões Orientais como o Budismo e Ocidentais como o Cristianismo, e o domingo em língua inglesa - Sunday - ainda é o vestígio do império Romano decretado por Constantino para ser respeitado, afinal de contas Sun day é dia do (deus ) sol como acreditava Constantino, e não da ressurreição de Cristo.

A partir daí, a igreja de mãos dadas com os Reis unindo o poder político ao poder religioso ganha um fôlego maior para se expandir, muitas vezes as custas de sangue derramado de infiéis que não eram favoráveis as políticas dos reis.




Próximo ao Coliseu de Roma na Itália foram encontradas em escavações uma área dedicada originalmente a Mitras (veja na Ilustração ao lado). Sobre esse antigo templo pagão de Mitra foi erguida a famosa Basílica de São Clemente.

Nenhum comentário: